quinta-feira, setembro 14, 2017

DAILY | Cinco situações que odeio enquanto leitora

via pinterest

Para fugir um bocadinho à rotina das reviews, decidi escrever um post um bocadinho diferente do habitual. Enquanto leitora, há inúmeras situações pelas quais tenho que passar todos os dias, mas que não fariam falta nenhuma ao mesmo. Reuni, então, as cinco situações que mais me chateiam enquanto estou a ler um livro, seja pelo livro em si ou pelo ambiente que me rodeia.

1. Música aos altos berros no comboio | De todas as situações, esta é a que eu mais odeio. Como passo grande parte do meu dia em transportes, gosto de aproveitar esse tempo para atualizar a leitura. Tal não é possível quando 70% das vezes que entro num comboio, há alguém a ouvir música aos altos berros... sendo eu uma pessoa que se desconcentra com bastante facilidade, escusado será dizer que o meu momento de leitura acaba ali.

2. Encontrar cinco erros em cada página | Nada me chateia mais num livro do que os erros ortográficos que vou encontrando. Um ou outro ainda é aceitável, agora quando encontro cinco erros numa página só, é de uma pessoa arrancar os cabelos.

3. Quando a pessoa ao meu lado começa a ler o meu livro | Principalmente quando estou a ler uma parte mais violenta ou sexual... O desconforto é tanto que dou por mim a ler quase com o livro fechado. 

4. Cinco mil personagens num livro só | Para além de ser má com nomes, sou má de memória. Um livro com mais do que cinco personagens principais é meio caminho andado para eu desligar da história. Muitas vezes tenho que escrever uma lista com todos os nomes e caraterísticas das personangens num papel à parte, dando uma vista de olhos a esse papel de cinco em cinco minutos, o que torna a leitura super aborrecida para mim. 

5. Quando criticam o meu gosto literário | Sou apologista de que todos nós temos direito a gostar de um determinado tipo de coisas, incluindo livros. Para mim, não existem bons ou maus gostos literários. Eu, pessoalmente, gosto de thrillers, mas não critico quem se fica pelos romances. Há espaço suficiente no mundo literário para todos.

Enquanto leitores, quais são as situações que mais detestam?

11 comentários

  1. Sou tão igual com o 2º ponto, detesto ver imensos erros!!

    Passa pelo blog e aproveita a oportunidade de ganhar vários prémios fantásticos. A participação é mega simples. Vais adorar!!

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das coisas que mais detesto! Eheh

      Beijinhos Beatriz, vou dar uma vista de olhos :)

      Eliminar
  2. Se te faz confusão imensas personagens num livro só, então não te aconselho a leres "Cem anos de Solidão" do Gabriel García Márquez, ahah. É um livro que descreve a vida de várias gerações da mesma família e, para além de serem bastantes, quase todos têm os mesmos nomes uns dos outros.

    Sou principalmente parecida no primeiro ponto. Detesto música alta em qualquer lado em transportes públicos, desconcentra-me imenso.

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto

    Anteriormente em She Writes e agora no By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii, das duas uma, ou desistia de ler ou ia demorar séculos a acabá-lo! :P

      Beijinhos Sónia!

      Eliminar
  3. A música alta é algo que também me incomoda enquanto leio, pois tenho imensa dificuldade em concentrar-me. E em relação à quantidade de personagens, percebo perfeitamente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dilemas de uma leitora, eheh :P

      Beijinhos Inês!

      Eliminar
  4. Estou agora a ler "Os Maias" e uma das coisas que mais me fazia confusão ao início era meter na cabeça as personagens e quem era o quê a quem (não sei se fui confusa agora ahah). Livros com demasiadas personagens, principalmente se elas tiverem nomes estranhos, são também para mim um motivo para demorar mais a entender a história e a gostar da mesma.

    MARY WITH LOVE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo perfeitamente Maria! Às vezes só consigo seguir a história se fizer uma lista com o nome de todas as personagens!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Os erros são o que mais me aborrece num livro... não os consigo conceber tendo em conta que, supostamente, os livros passam por várias mãos e correctores até chegarem às bancas. Fico danada!
    Sinto que sou um pouco diferente de ti na situação de estarem a espreitar por cima do meu ombro para lerem o que os meus olhos devoram: gosto de partilhar leituras, por isso, se vejo que alguém está a tentar ler, coloco o livro mais para a frente, de modo a que o vizinho consiga espreitar.

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Dessa perspetiva até é interessante, dar-mos a "conhecer" ao nosso vizinho a nossa leitura... mas continua a perturbar-me, de certa forma! Sou muito reservada no que toca àquilo que leio, não sei porquê, deve ser mesmo de personalidade :)

      Beijinhos Joana!

      Eliminar
  6. O ponto 3 é muito relacionável! Juro, mesmo que seja uma pequena frase "fora do normal", é como se a partir daí, a pessoa construísse uma outra ideia de nós, quando na verdade, o livro trata de outra coisa, ahahah.

    Enquanto leitora, eu detesto quando estou a caminhar para o êxtase da minha concentração, e alguém surge para me interromper, por vezes, por algo que poderia esperar mais uns minutos. Fico mesmo fula! :o

    LYNE

    ResponderEliminar

© all the bright places by Andreia Capelo. Design by FCD.