sexta-feira, janeiro 26, 2018

TAG | Isto ou aquilo? (Edição literária)

via unsplash

Tags são, provavelmente, os posts que mais gosto de ler na blogosfera. Dão-nos a conhecer um pouco mais a pessoa que está do outro lado e a criar uma ligação com quem nos segue ou com quem seguimos. Por isso, numa pesquisa pela internet, descobri esta tag sobre livros - que achei que combinava na perfeição com o meu blogue - e decidi fazer um post mais "leve", de modo a expor um bocadinho (mais) os meus gostos literários. Vamos a isso?

1. Áudio-livro ou livro?
Livro, sem dúvida. Para ser sincera, nunca experimentei "ouvir" um livro, mas também é algo que não tenho muita curiosidade em experimentar. Nada como cheirar e folhear as páginas de um livro!

2. Capa dura ou capa mole?
Curiosamente, 95% dos livros do meu quarto têm capa mole. Mas não é um ponto a favor ou contra na decisão de comprar um livro. Mas se tiver que escolher uma das duas... capa mole.

3. Ficção ou não-ficção?
Prefiro, sem dúvida, ficção! Mas não digo "não" a um livro não-fictício.

4. Fantasia ou vida real?
Vida real! Não consigo ler livros de fantasia - até mesmo filmes, é muito raro gostar de um que envolva fantasia. 

5. Harry Potter ou Crespúsculo?
Nunca li Harry Potter - não me matem! -, mas também só li o primeiro livro do Crepúsculo... Acho que esta vai ter que ficar por responder (pelo menos por enquanto).

6. E-book ou livro físico?
Livro físico, mil vezes! Não suporto ler livros em formato digital, algo que tenho que fazer bastantes vezes por causa da faculdade... Não consigo apreciar uma leitura se tiver que ler através de um ecrã.

7. Comprar ou pedir emprestado?
Sendo eu uma pessoa que não empresta livros, seria injusto da minha parte pedir emprestado aos outros. De qualquer forma, prefiro comprar porque gosto de guardar no meu quarto todos os livros que passam pelas minhas mãos. Quando a carteira não ajuda, aí sim recorro a um empréstimo.
8. Livro único ou trilogia?
Depende. Há livros que, por si só, funcionam muito bem - e muitas vezes, os livros seguintes conseguem arruinar a história do primeiro -, mas há outros que percisam de uma sequela para explicar as pontas soltas. De qualquer forma, se tiver que escolher um, prefiro ler um livro único.

9. Livraria física ou online?
As livrarias online têm, normalmente, mais descontos. Mas a sensação de passear numa livraria e de folhear todos os livros que ali se encontram, não há nada que a supere.

10. Livro longo ou livro curto?
Livro longo. Quando leio um livro curto, sinto que fica muito por dizer e explicar.

11. Drama ou ação?
Drama!

12. Ler no meu canto ou na rua?
No meu cantinho, quando há tempo. Na rua para aproveitar o tempo que perco nos transportes públicos.

13. Chocolate quente, chá ou café?
Enquanto estou a ler, nada. Já tentei, mas concentro-me tanto na história que estou a ler que, na maior parte das vezes, esqueço-me que tenho uma bebida ao lado. O mesmo acontece com a comida.

14. Ler reviews/resumos ou decidir por mim?
Prefiro decidir por mim. O que muitos gostam eu posso não gostar e vice-versa. O melhor é seguir o nosso instinto e decidirmos por nós mesmos.


Como sempre, todos os leitores do all the bright places estão convidados a fazer esta tag, só não se esqueçam de me dizer nos comentários para eu ir espreitar!
Encontrei esta tag aqui, não foi criada por mim!

2 comentários

  1. Talvez vá também roubar esta tag para fazer no meu blogue ;)
    E em relação aos e-books, começam a crescer em nós, para ser sincera. Há uns anos atrás dizia que detestava livros virtuais e que nunca iria ler através deles, mas depois disso já o fiz várias vezes e é uma boa alternativa quando não consegues arranjar o livro físico (ou o dinheiro para ele :p).

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem, eheh :)
      Em certa parte concordo contigo... até porque um e-book acaba por ser MUITO mais ecológico e amigo do ambiente... mas nesse sentido sou um bocadinho old school e vai demorar algum tempo até eu aceitar a ideia de começar a ler e-books :P

      Beijinhos Sónia!

      Eliminar

© all the bright places . Design by FCD.