quinta-feira, fevereiro 01, 2018

LIVROS | Dicas para começar a ler mais


Já não me surpreende quando alguém me diz: "eu não gosto de ler". Não deixa de ser chocante quando alguém me diz que não dispensa 10 minutos do seu dia para pegar num livro, mas infelizmente, é uma realidade que assombra muitos. Eu própria, mesmo sendo a papa livros que sou, muitas vezes batalho para conseguir ler, nem que sejam apenas cinco páginas por dia. Às vezes a preguiça toma conta do meu corpo e passo dias e dias sem pegar num livro. Por isso, fiz questão de reunir aqui algumas dicas para aqueles que querem criar o hábito da leitura, mas não sabem como.

Descobrir um género e começar por aí | Uma das grandes razões para as pessoas não gostarem de ler é porque ainda não encontraram um género que as cative. Eu, por exemplo, há uns anos só lia romances. Quando decidi aventurar-me por novas temáticas, descobri que o tipo de livros que mexe realmente comigo e que me faz querer ler por prazer são livros de suspense, horror e policiais. Para descobrirmos o nosso género literário, há que ir em busca daquilo que mais nos agrada, sejam romances, policiais, fantasia, clássicos e/ou poemas.

Obrigar-mo-nos a ler | Ao início vai custar um bocadinho, mas tem de ser. Ao obrigar-mo-nos a ler, estamos a criar um hábito. Criando esse hábito, o nosso inconsciente vai automaticamente assumir um gosto por aquilo que estamos a fazer - neste caso, a ler. O ato de pegar num livro e devorar 10 páginas de uma só vez vai tornar-se automático ao fim de algum tempo.

Levar um livro connosco para todo o lado | Estão no comboio sem nada para fazer? Peguem num livro. Estão numa sala de espera à espera de uma consulta no dentista? Peguem num livro. Ao lermos um livro neste momentos "mortos", estamos a aproveitar de melhor forma o nosso tempo enquanto cultivamos o nosso cérebro.

Criar um desafio | Se nos desafiarmos a ler x livros durante um determinado tempo, temos mais probabilidades de cumprir o nosso objetivo. Uma boa forma de o fazer é utilizar o Goodreads. Todos os anos estipulo uma determinada quantidade de livros que quero ler durante esse ano. Sempre que termino um livro, dá-me uma enorme felicidade ver a barrinha de "leu x livros de x" a aumentar. Um bullet journal também é uma boa opção para registar todos os livros que já lemos e para fazer uma listagem daqueles que vamos ler a seguir.

Substituir a televisão/internet por um livro | Está comprovado que ler um livro antes de ir dormir nos ajuda a ter um sono mais tranquilo. Por isso, em vez de ver uma série ou fazer scroll no instagram, substituir este tipo de atividades por um livro ajuda-nos a ter uma mente mais sã e um sono mais confortável. Dez a quinze minutos, é o que basta.

Visitar bibliotecas e/ou livrarias | Falo por mim quando digo que ir a uma livraria, folhear os livros e comprar um de x em x tempo me dá imensa vontade de ler. Isto porque o livro acaba por ser uma novidade na nossa vida e o ser humano tem urgência em experimentar tudo o que seja novo. Começar por comprar um livro pode ser uma ótima maneira de começar a ler mais (ou começar a ler, de todo).

Aderir a um clube de livros | Sou sincera, esta não faço nem nunca fiz. Mas creio que a ideia de ter que ler um livro durante uma semana (por exemplo) para mais tarde discutir com outras pessoas, seja uma ótima forma de cultivarmos o nosso "eu" literário.

Falar sobre isso | O blogue, por exemplo, é uma excelente forma de falar sobre um livro que acabámos de ler. Sabermos que há um público que aprecia as nossas reviews, faz com que nos apeteça ler mais livros, só para podermos partilhar os nossos pensamentos e opiniões com os outros.

São apenas algumas dicas que tenho para aqueles que batalham para ler mais. Se tiverem mais alguma(s), digam-me nos comentários!

8 comentários

  1. Adorei as dicas porque não costumo ter o hábito de ler...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-precos-restaurantes.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se implementares estas dicas, és capaz de reverter isso :) :P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Confesso que tenho tido alguma dificuldade em ganhar o hábito de ler tanto quanto lia. Estas férias tenho tentado de facto mudar isso e acho que estou a conseguir, afinal tenho algo a meu favor: eu gosto de ler. Simplesmente acabo por me deixar consumir por o mundo digital do qual também sou adepta. Não achas este balanço desafiante?

    Tenho implementado muitas destas dicas!

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um bocadinho de esforço, penso que consegues "combater" essa oposição :)

      Beijinhos Ju

      Eliminar
  3. Fiz um post sobre leitura à um tempo atrás, por achar que quem diz não gostar de ler apenas não saber por onde começar.
    Por norma, o ano letivo começava e ler ficava para depois, desta vez consegui que fosse diferente e passar dois dias sem ler deixa-me mais do que incomodada

    \Xiá
    Coffee Cup

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo Xiá! Às vezes não é tanto por "não gostar" mas por não saberem como começar :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Sempre gostei muito de ler, por isso, nunca senti necessidade de tomar medidas em relação a isso. Porém, as dicas que dás parecem bastante adequadas e práticas para quem não lê muito. O que resulta melhor como motivação para mim é o ir ver livros às livrarias e sair com vontade de ler. Além disso, saber que vou aumentar o meu vocabulário também me deixa muito feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Joana, aqueles que têm o bichinho da leitura não precisam deste tipo de dicas, eheh

      Beijinhos

      Eliminar

© all the bright places . Design by FCD.