domingo, agosto 12, 2018

LIVROS | Que comprei, mas nunca li


Todo e qualquer leitor passa por um pequeno (grande) dilema que nos atormenta constantemente: o de comprar livros quando temos uma estante recheada dos mesmos, ainda por ler. Não sou exceção à regra, e continuo a acumular livros quando, na verdade, tenho livros na minha estante há mais de um ano, à espera de serem pegados. Não é que não os queira ler. Não é por preguiça. É, simplesmente, por ir somando livros que talvez me cativem mais, o que vai deixando no passado aqueles que comprei numa altura em que eram «sensação» ou uma enorme vontade minha de os ler. Continuam a fazer parte da minha lista «a ler num futuro próximo», pelo menos até não aparecer nenhum que me chame mais. 


Escrito na Água, de Paula Hawkins, é, provavelmente, o livro que tenho há mais tempo em «fila de espera» na minha estante. Admito que já li as primeiras páginas, mas por motivos alheios, tive que adiar a leitura – até aos dias de hoje.
A Origem e O Amante Japonês foram ambos presentes de aniversário que ainda não tive oportunidade de pegar, com muita pena minha. Mas, como disse mais acima, há leituras que se sobrepõem e que arrastam estes livros mais para o fundo da lista.


Adoro ler livros em inglês, juro! Mas, por alguma razão, tendem a ser os livros que mais adio. O livro de Harper Lee e o livro de Jonathan Safran Foer foram ambos livros que recebi no meu aniversário (podem ler aqui neste post– e que pedi –, mas que, por estarem em inglês, às vezes sucubem à preguiça e ficam um pouco «esquecidos». Já o livro de Gail Honeyman fui eu mesma que comprei, na Feira do Livro (aqui), e é um único livro dos três que lá comprei que continua por ler.


Aqui, aplica-se a mesma história dos livros em inglês. Vontade de os ler, mas ficam para trás pela preguiça de os «traduzir mentalmente». Já me estreei no mundo de Stephen King – e amei! –, e este aqui foi uma oferta de um bom amigo meu que faz questão que eu me aventure um pouco mais na escrita de Stephen King. No Longer a Slumdog foi um dos livros que teve presença na feira do livro  solidária que organizei no ano passado (podem ler aqui) e que tive a oportunidade de trazer para casa. Infelizmente, ainda se encontra em «fila de espera».


Por último, as minhas mais recentes aquisições. Já planeei que o próximo livro que irei ler é, sem dúvida, O Rapaz do Pijama às Riscas. Há anos que quero colocar as mãos neste livro e, finalmente, faz parte da minha estante. É pequenino, por isso lê-se depressa. 
Kafka à beira mar foi o desafio que me propus a mim própria para este verão. Já mil pessoas me recomendaram Murakami, por isso decidi arriscar com este – que a própria funcionária da Bertrand me disse que seria um livro pesado e de grande reflexão. Será sem dúvida um livro diferente daqueles a que estou habituada, mas o objetivo é evoluir a nível literário e não o contrário, certo?

Também têm livros a «ganhar pó» nas vossas estantes?

6 comentários

  1. Alguns dos livros que tens na tu prateleira por ler já li e são fantásticos, mas acho que todos nós temos livros que acabamos por comprar e vão ficando para trás porque acabam por surgir outros mais interessantes ou porque de momento não estamos com a vibe para ser determinado livro.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho mais de 100 livros não lidos na estante eheh

    ResponderEliminar
  3. Nem me digas nada! Tenho tantos livros por ler... E ainda assim tenho sempre vontade de comprar mais xD
    https://20muitos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. "To Kill a Mockingird" vale muuuito a pena! Também li em inglês e adorei.

    E também sofro do mal de comprar novos livros quando ainda tenho tantos por ler na estante... já nem me sinto culpada ahah

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  5. Tenho tantos, tantos livros a ganhar pó que ainda não li... Tenho imensos porque se vejo algum com uma boa promoção e que tenha alguma curiosidade em ler... Compro logo! Nunca se sabe quando vou estar no mood para o ler. Porque eu para ler funciono por moods; as vezes estou num determinado mood e compro um livro mas depois passa os dias e estou noutro e já não pego nele. É o que dá ter demasiados livros e continuar a arranjar mais ahaha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mal vi a pilha de livros pensei logo "Tens de ler o rapaz do pijama às riscas ASAP!!", mas ainda bem que já vais fazê-lo ahaha Este verão tinha planeado (finalmente) começar a ler de novo o "mulherzinhas" mas ainda não lhe peguei. Acho que vou tentar fazê-lo nas primeiras semanas de aulas, que são menos atribuladas
    Para além desse, tenhos os dois últimos livros dos Hunger games para ler (há 4 anos!!), mas esses não sei se alguma vez acabarei por ler

    ResponderEliminar

© all the bright places . Design by FCD.